Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Eco050 projeta alta de 11% no tráfego na BR-050 durante o Carnaval

Publicado em 19 de fev de 2020 às 10:00

O movimento na BR-050 deve crescer até 11% durante o feriado de Carnaval deste ano, se comparado com dias normais, nos 436,6 km administrados pela Eco050, entre Cristalina (GO) e Delta (MG). A estimativa da concessionária é que 56 mil veículos, em média, trafeguem diariamente pelo trecho no período.

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito, são algumas das principais orientações da Eco050 para reduzir o risco de acidentes.

A concessionária recomenda que os motoristas evitem circular durante os horários de pico. Na saída, é esperado maior movimento na sexta-feira (21), a partir das 14h até as 18h, e no sábado, das 9h às 12h. Na volta, o fluxo deve se concentrar na terça-feira (25), também das 13h às 16h, e na quarta-feira (26), das 10h às 18h.

Recursos Disponíveis

Para garantir mais agilidade no atendimento ao usuário, a Eco050 vai intensificar suas frentes de serviço durante o Carnaval. No total, serão disponibilizados 11 veículos de inspeção de tráfego, 11 guinchos leves, quatro guinchos pesados, seis ambulâncias do tipo C (com suporte avançado), três ambulâncias do tipo D (tipo UTI), três caminhões pipas e três caminhões boiadeiro. Para acioná-los, basta ligar para 0800 940 0700.

Atendimento aos usuários

Ao longo dos 436,6 km de rodovias sob concessão, a concessionária dispõe de nove unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), para atender os viajantes – com local adequado para pausa na viagem, com banheiro, fraldário, água e informações.

Campanhas educativas

Motoristas que passarem pelas praças de pedágio das cidades mineiras de Delta, Uberaba e Araguari receberão, durante o feriado de Carnaval, preservativos e material de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de álcool e drogas. A ação será desenvolvida pela Eco050, que neste ano apoia e participa da campanha “Se cuide, não abuse”, desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em prol de uma folia mais segura.

A previsão é que 7,2 mil preservativos sejam distribuídos aos usuários nas quatro praças de pedágio a partir de sexta-feira (21). O principal objetivo da ação é promover o comportamento responsável entre os motoristas, principalmente entre os homens na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de HIV/Aids mais do que dobraram na última década nessa faixa populacional, o que tem gerado preocupação entre os órgãos públicos.

Também serão distribuídos 20 mil leques com dicas de segurança durante os cinco dias do feriado de Carnaval. O material traz alertas sobre os riscos de misturar bebida e direção, ocorrência que tende a aumentar durante o período, e ressalta a importância da hidratação e outros hábitos relacionados à saúde.

Exploração sexual infantil é crime. Não dá samba. Dá cadeia!

A campanha desenvolvida pela Childhood Brasil e o Instituto Liberta, que tem como porta voz a atriz Sabrina Sato, também recebe o apoio da concessionária. Em todas as praças de pedágio da Eco050, cartazes visam sensibilizar os usuários quanto aos cuidados com crianças e adolescentes no período, que ficam mais vulneráveis a abusos em locais com grandes aglomerações. O material destaca o número do serviço Disque 100, que recebe denúncias contra exploração sexual de menores.

Canais de Informação

A Eco050 disponibiliza diversos canais de informação e atendimento para os usuários que pretendem utilizar a BR-050.  A concessionária recomenda que os motoristas verifiquem sempre as condições de trânsito antes viajar. Há também na rodovia 14 painéis de mensagens variáveis fixos que transmitem informações sobre as condições de tráfego e de alerta em casos de acidentes na pista, além de mensagens educativas.