Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Mulheres são mais prudentes ao volante, mostra levantamento

Publicado em 06 de mar de 2020 às 10:00

Apenas 2 em cada 10 motoristas envolvidos em acidentes na BR-050 são mulheres

Se por um lado, ainda é comum comentários que mulher e direção não combinam, por outro, números mostram que a realidade é bem diferente. Estatísticas do Centro de Controle Operacional da Eco050, apontam que, proporcionalmente, as mulheres têm menos chances de causarem um acidente. Em 2019, por exemplo, homens conduziram oito em cada dez automóveis envolvidos em colisões, capotamentos ou outras ocorrências registradas.

Nos 436,6 quilômetros da BR-050, entre Cristalina (GO) e Delta (MG), em 2019, 82% dos acidentes entre caminhões, carros e caminhonetes foram causados por homens, em comparação a apenas 18% em que o erro foi das mulheres. Ou seja, mulher no volante é sinônimo de segurança no trânsito. 

Ainda de acordo com o levantamento, 320 mulheres se acidentaram, contra 1.483 homens. Os dados correspondem a ocorrências de diversas naturezas, como acidentes leves, moderados, graves e com morte.

Se analisado acidentes envolvendo motos, a diferenças entre homens e mulheres aumentam ainda mais. Condutores do sexo masculino estiveram presentes em 88% dos registros, enquanto os do sexo feminino, em apenas 12%. Em outras palavras, nove em cada dez motocicletas envolvidas em acidentes de diversas naturezas, no último ano, eram pilotadas por homens.

Veículo

Gênero

Feminino

Masculino

Motocicletas

12%

88%

Automóveis

18%

82%

EM TODO O PAÍS

O levantamento da Eco050 vai ao encontro de dados obtidos por diversos órgãos do Brasil e do mundo. Segundo a Seguradora Líder, por exemplo, que é responsável pelo pagamento do Seguro Dpvat, do total de vítimas de trânsito indenizadas em 2019, 75% eram homens e 25%, mulheres. A proporção foi similar aos registros dos últimos três anos.

Embora algumas pessoas possam argumentar que a quantidade de mulheres habilitadas seja menor que a de homens, o que explicaria a diferença estatísticas entre os gêneros, muitos estudos apontam que a resposta está em questões culturais e comportamentais. Enquanto homens são estimulados a serem mais agressivos e competitivos, o que influencia negativamente na hora de dirigir, as mulheres tendem a ter um comportamento mais cauteloso. Tanto é assim que, à exceção de algumas capitais nacionais, o valor de apólices de seguro automotivo para homens costumam ser mais caros do que para mulheres.

SOCORRO 24H

Seja você homem ou mulher, a Eco050 conta com uma estrutura toda preparada para socorrê-lo 24h caso algum imprevisto ocorra na rodovia. Os atendimentos são feitos por meio de uma frota de 11 veículos de inspeção de tráfego, 11 guinchos leves, quatro guinchos pesados, seis ambulâncias do tipo C (com suporte avançado), três ambulâncias do tipo D (tipo UTI), três caminhões pipas e três caminhões boiadeiro. Para acioná-los, basta ligar para 0800 940 0700.
Ao longo dos 436,6 quilômetros de rodovia sob concessão, a concessionária também dispõe de nove unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) para atender os viajantes – com local adequado para pausa na viagem, com banheiro, fraldário, água e informações.