Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Mais 22 blocos com fósseis são encontrados em obra na BR-050, em Uberaba-MG

Publicado em 06 de dez de 2023 às 08:30

Mais 22 blocos com fósseis de cerca de 80 milhões de anos foram encontrados durante escavação em uma obra da concessionária Eco050 na BR-050, em Uberaba-MG. Os materiais podem ter pertencido a um tipo de titanossauro e serão repassados para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em solenidade a ser realizada nesta quinta-feira (7).

Os fósseis foram descobertos pela empresa Geopac Consultoria Ambiental, contratada pela Eco050 para fazer o monitoramento dos trabalhos de escavação durante uma obra de recuperação de talude executada pela concessionária.

 Trata-se do mesmo local onde foi descoberto, em meados de novembro, um fóssil de 20 centímetros, já repassado ao museu da UFTM.

 Segundo o paleontólogo Paulo Macedo, responsável pelo acompanhamento técnico da obra e pelas descobertas, o novo lote de achados inclui costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos. “Alguns desses materiais ficaram presos no talude e foi necessário o uso de equipamentos especiais para a retirada. Devido ao tamanho desses blocos, alguns com mais de 200 quilos, nós tivemos de fazer a preparação de parte dos fósseis no próprio local da obra para poder encaminhá-los ao Museu”, afirma.

Ainda segundo Macedo, os estudos a serem realizados poderão identificar com precisão a qual espécie pertencem os fósseis. “Ao que tudo indica, trata-se de um Titan, semelhante ao que foi encontrado há 20 anos na Serra da Galga, aqui em Uberaba. Só que aquele fóssil tinha 65 milhões de anos, enquanto estes de agora são um pouco mais antigos”, diz.

 

MONITORAMENTO

 

A descoberta de mais fósseis na região de Uberaba aconteceu graças a uma parceria iniciada em 2021 entre a Eco050 e a Geopac.

 Interessada na preservação do patrimônio histórico e cultural dos municípios de seu trecho, a concessionária solicitou um levantamento das principais áreas de potencial fossilífero ao longo dos 436,6 quilômetros concedidos da BR-050, entre Delta-MG e Cristalina-GO.

 A coordenadora de Sustentabilidade da Eco050, Daniela Almeida, explica que, com base neste estudo, a concessionária contrata uma equipe de paleontólogos para acompanhar toda obra executada em áreas consideras de “alto potencial” para descobertas.

 “Acreditamos que essa é mais uma forma de mostrar nosso comprometimento e zelo com as comunidades em que estamos inseridos e com a preservação do patrimônio arqueológico, fomentando o conhecimento científico da nossa região”, afirma.

 

ENTREGA OFICIAL

 

 Os 22 blocos de fósseis serão entregues oficialmente ao Complexo Cultura e Científico de Peirópolis nesta quinta-feira (7), às 9h.

A cerimônia contará com a presença do diretor do Museu, presidente da Associação Geoparque Uberaba, do promotor Carlos Alberto Valera, de paleontólogo responsável pelas descobertas, Paulo Macedo, e da responsável pela Coordenadoria de Sustentabilidade da Eco050, Daniela Almeida.