Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Governo Federal homenageia colaboradora da Eco050 por ato heroico durante acidente

Publicado em 03 de dez de 2021 às 15:30

Arrecadadora Lucivânia Aparecido Monteiro Costa foi condecorada nesta quinta-feira (1º) com Medalha do Mérito Mauá

Por um ato de coragem em um momento de risco, a colaboradora Lucivânia Aparecido Monteiro Costa, de 38 anos, foi agraciada, nesta quinta-feira (2), com a Medalha do Mérito Mauá, concedida pelo Ministério de Infraestrutura para brasileiros que prestaram grande serviço para o setor de transportes no País. Durante a cerimônia oficial, realizada no Clube Naval de Brasília, o diretor de Relações Institucionais do Grupo EcoRodovias, Luiz Cézar Correa Velloso, também foi condecorado por seus mais de 40 anos de contribuição para o desenvolvimento do ramo no País

O reconhecimento vêm após Lucivânia demonstrar coragem e altruísmo em uma situação em que muitos fariam diferente. No dia 28 de março deste ano, a colaboradora desempenhava suas funções como arrecadadora na Praça de Pedágio de Campo Alegre de Goiás, no km 226 da BR-050, quando um caminhão perdeu o controle direcional, atingiu a cabine e os veículos na pista ao lado e iniciou um incêndio que rapidamente se alastrou.

Se não bastasse o pavor, Lucivânia se viu encurralada, já que as chamas bloquearam a saída da cabine. “Tive de passar pela janela e caí com tudo no chão. Fiquei sem forças, um pouco atordoada. Quando consegui me levantar, fui em direção ao submarino [dispositivo de segurança] da cabine da frente e novamente caí”, conta. Quando a colaboradora se levantou pela segunda vez, visualizou um caminhão com produto inflamável parado na fila de arrecadação. Mesmo ferida com arranhões e queimaduras, Lucivânia não correu para procurar um lugar seguro, mas se dirigiu à fila a fim orientar os veículos e afastá-los das chamas que se aproximavam.

“Eu percebi que o caminhão era do tipo que transportava gasolina e outras coisas inflamáveis, então comecei a acenar para dar ré, sair dali, porque ele estava parado, podia ser atingido e pegar fogo. Ia aumentar muito o incêndio, colocar mais gente em risco. Meu intuito foi o de ajudar quem tivesse ali perto”, diz.

O Gerente de Atendimento ao Usuário da Eco050, Igor Barros, afirma que a atitude de Lucivânia preservou a segurança dos usuários e demais colaboradores. “Pela velocidade que as chamas se alastraram no dia, qualquer iniciativa diferente da dela poderia gerar grandes riscos para todos que estivessem próximos. Lucivânia demonstrou não apenas ter uma grande capacidade de empatia e preocupação com a vida dos demais usuários, mas também estar extremamente alinhada aos valores do Grupo EcoRodovias”, afirma.

APOIO EM RECUPERAÇÃO E DESLOCAMENTO

Emocionada com o reconhecimento, a colaboradora Lucivânia Costa afirma que, agora, espera se recuperar por completo para que possa retornar ao trabalho, o que ainda depende de liberação médica. A Eco050 tem prestado todo o auxílio nesse período de recuperação, com apoio para consultas médicas, psicológicas, deslocamentos para tratamentos e reembolsos.

A concessionária também arcou com os custos de deslocamento e hospedagem para a cerimônia de homenagem, quando a colaboradora foi acompanhada pelo marido. “[Receber a medalha] É um motivo de muito orgulho para a gente. Estou na empresa há 6 anos e amo o que faço. Já falei para a minha supervisora que espero voltar em breve”, afirma.