Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Equipes operacionais da Eco050 e da Ecovias do Cerrado são capacitadas em simulado na BR-050

Publicado em 19 de jul de 2021 às 17:00

Ação também contou com apoio de instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros e a PRF

Para treinar e testar a capacidade das equipes operacionais em demandas de alta complexidade, as concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado realizaram, nesta segunda-feira (19), um simulado de atendimento de acidentes. A ação aconteceu no km 84 da BR-050, em frente ao Posto de Pesagem Veicular (PPV) de Uberlândia-MG.

Também participaram da ação o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Grupo SMR, a empresa Lucca JR. e o Grupo Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais). Mais de 60 profissionais estiveram envolvidos, dentre colaboradores das concessionárias e demais participantes.

Para realização do simulado foi montado um cenário de acidente com múltiplas vítimas. As equipes atenderam a uma ocorrência de engavetamento envolvendo um caminhão que transportava produto perigoso, uma van, uma moto e um veículo de passeio. O cenário contava com onze vítimas, dos graus grave, moderado e leve.

O Gerente de Atendimento ao Usuário da Eco050, Igor Barros, explica que o simulado tem o objetivo de garantir o aperfeiçoamento e a qualidade técnica das equipes de resgate das concessionárias e também serve para medir os parâmetros de desempenho das equipes operacionais. Por essa razão, todo o processo de atendimento foi realizado conforme uma ocorrência real, com acionamento via 0800, deslocamento de recursos, triagem e remoção de vítimas, além da comunicação e integração com demais instituições.  

“Foi um cenário que envolveu várias disciplinas dos nossos serviços operacionais. Houve resgate, remoção e até desencarceramento de vítimas, com várias técnicas aqui treinadas. Também é importante destacar o fortalecimento da sinergia de trabalho com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros e a PRF”, disse.

Dentre os recursos das concessionárias, foram empenhados uma ambulância básica, uma ambulância avançada, um caminhão-pipa, um guincho-leve, um guincho pesado e duas viaturas de inspeção de tráfego. Já os Bombeiros empregaram três viaturas, enquanto a Polícia Rodoviária Federal empenhou duas viaturas e um helicóptero utilizado para remoção de uma das vítimas graves.