Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Ecovias do Cerrado e Eco050 capacitam colaboradores para manejo da fauna

Publicado em 20 de ago de 2021 às 14:40

 

Colaboradores da Ecovias do Cerrado e da Eco050 participaram, nesta quinta-feira (19), em Ituiutaba-MG, de um treinamento de captura, contenção e transporte de animais silvestres. O objetivo foi o de aprimorar o atendimento e as técnicas empregadas durante ocorrências que envolvam a fauna local.

O treinamento foi promovido de forma conjunta pela Polícia Militar de Meio Ambiente, a ONG Pas do Brasil e o professor André Luiz Quagliatto Santos, do Laboratório de Ensino em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas/UFU), que ministrou o conteúdo. Instituições e organizações como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ituiutaba, usinas regionais e clínicas veterinárias também participaram.

O principal intuito das concessionárias foi o de capacitar seus colaboradores para o manejo e a remoção de animais silvestres na rodovia, a fim de evitar acidentes e preservar a biodiversidade regional. 

AÇÕES PELA PRESERVAÇÃO DA FAUNA 

Além da capacitação de colaboradores, as unidades desenvolvem diversas ações para a preservação da biodiversidade do Cerrado, bioma presente nas áreas de atuação das empresas.

Com a implementação de passagens de fauna, por exemplo, a Eco050 registrou queda no atropelamento de animais na BR-050 em Goiás. Esses dispositivos são implementados ao longo da rodovia para auxiliar no deslocamento de animais silvestres, sem a necessidade de que atravessem a pista, o que coíbe a ocorrência de acidentes. Novos pontos estão em fase final de implantação.

As unidades também atuam de forma integrada com órgãos e instituições de ensino para a captura, manejo e soltura de animais capturados, bem como para o tratamento de animais feridos. A Ecovias do Cerrado, por exemplo, doou neste ano cinco novos equipamentos de captura à PM Ambiental de Ituiutaba.

Foram repassadas duas caixas de transporte e contenção – uma para animais de pequeno e médio porte, e outra, para de grande porte –, um cambão – dispositivo que ajuda na imobilização de animais de portes variados – e dois pinções herpetológicos, que são voltados à captura e ao manejo de répteis e serpentes.

“A ideia dessas parcerias é a construção de uma rede integrada para ação em ocorrências com a fauna silvestre. Essa rede envolve a Eco050 e a Ecovias do Cerrado, a PM Ambiental, instituições de ensino e demais órgãos”, afirmou o Coordenador de Sustentabilidade das concessionárias, Emerson Machado.

EDUCAÇÃO E PESQUISA

Animais que, por ventura, sejam encontrados mortos ao longo dos trechos têm suas carcaças encaminhadas a instituições de pesquisa regionais para fins científicos, através das parcerias com a polícia e universidades. Além disso, no intuito de reduzir a incidência de acidentes com animais silvestres, as unidades também realizam campanhas educativas com temáticas ambientais.

São abordados temas como preservação da fauna e flora, prevenção a focos de incêndio, entre outros. Para isso, as unidades usam tanto seus canais de comunicação, como sites e perfis em redes sociais, quanto realizam campanhas presenciais junto aos usuários.