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Eco050 ultrapassa os 200 quilômetros de duplicação na BR-050 em Goiás

Publicado em 22 de out de 2021 às 17:00

Concessionária liberou para o tráfego mais 4,8 quilômetros de novas pistas em Cumari

A Eco050 bateu mais uma importante marca em seus 7 anos de administração dos 436,6 km de concessão da BR-050, que ligam Cristalina-GO a Delta-MG. Na última quinta-feira (21), a concessionária ultrapassou os 200 quilômetros de pistas duplicadas no trecho goiano da rodovia, chegando agora a um total de 203,4 quilômetros concluídos.

Como resultado, já é possível viajar do perímetro urbano de Catalão-GO até a cidade de São Paulo-SP em vias totalmente duplicadas, com as melhores condições de segurança e trafegabilidade oferecidas pelo Grupo EcoRodovias.

A marca foi oficialmente alcançada com a entrega e liberação para o tráfego de mais 4,8 quilômetros de novas pistas em Cumari-GO, próximo à divisa com o estado de Minas Gerais, entre os km 309 e 314. Com investimento total de R$ 59,5 milhões, as obras contribuíram para a criação de mais de 300 empregos diretos e indiretos na região.

Como destaca o Diretor Superintende da Eco050, Luis Carlos Lima Salvador, os trabalhos agora finalizados vão beneficiar a todos os usuários da rodovia, principalmente os caminhoneiros que fazem o escoamento da produção agroindustrial do interior de Goiás. “Com pistas duplicadas, conseguimos reduzir o número de acidentes e o tempo de viagem, além de aumentar a fluidez do tráfego, o que contribui para diminuir, por exemplo, o preço dos fretes, alavancando a economia na região”, disse.

MELHORIAS VIÁRIAS

Os trabalhos na frente de duplicação em Cumari foram iniciados ainda em 2020 e não sofreram interrupções nem mesmo com a pandemia de Covid-19. Para isso, a concessionária adotou todas as medidas necessárias para a prevenção da doença e a segurança de colaboradores e usuários.

As novas pistas duplicadas contam com duas faixas de rolamento com 3,60 metros de largura, mais acostamento com 2,50 metros de largura, e faixa de segurança à esquerda, de 60 centímetros. O canteiro central, que separa a pista nova e a antiga, conta com barreira rígida.

Mais de 14 mil toneladas de pavimento asfáltico foram utilizadas para a implantação de 4,8 quilômetros de novas faixas. Para oferecer as melhores condições de segurança, também foram instalados 4,9 mil metros de defensas metálicas e 5,1 mil metros de barreiras rígidas.

Além disso, foram realizados 4,3 mil metros quadrados de sinalização horizontal, para auxiliar na boa trafegabilidade aos usuários.

PONTES E VIADUTO TAMBÉM SÃO LIBERADOS

Além das pistas, a frente de duplicação da BR-050 entre os km 309 e 314 incluiu a construção de três novas Obras de Arte Especiais (OAEs), como o viaduto que está contemplado no dispositivo de retorno ao município de Cumari, no km 311.

Também foram executadas duas novas pontes no trecho, a maior delas sendo a Wagner Estelita Campos, inaugurada há mais de 60 anos na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás. Essa nova estrutura contempla duas pistas de rolamento de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 2,5 metros e passeio para pedestres de 1,5 metro na lateral.

Para viabilizar a ampliação da ponte, foram lançadas 25 novas vigas com até 96 toneladas e 44 metros de concreto armado. Os trabalhos exigiram o apoio de guindastes e treliças lançadeiras (equipamentos automotores), além de balsas e catamarãs para suporte de equipamentos sobre o rio.

Segundo o Diretor de Concessões Rodoviárias da EcoRodovias, Alberto Lodi, os trabalhos executados em Cumari-GO trazem o selo de qualidade característico das unidades do Grupo. “Essa entrega reforça o compromisso da EcoRodovias com o cumprimento dos nossos contratos de concessão e com nossos usuários. Teremos ainda muito mais investimentos para todos os usuários e para a comunidade do Triângulo Mineiro e interior de Goiás”, afirmou.

CERIMÔNIA OFICIAL

Para marcar a entrega oficial dos 4,8 km de novas pistas, foi realizada, na última quinta-feira (22), uma solenidade que contou com a presença de diretores da concessionária, de autoridades locais, de parlamentares federais e estaduais, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.