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Eco050 e PRF orientam motoristas sobre segurança viária na BR-050

Publicado em 15 de fev de 2022 às 18:00

Blitz educativa aconteceu no posto da PRF em Uberaba (MG), com foco no uso do cinto de segurança e alerta sobre os riscos do transporte clandestino

Com o objetivo de reforçar algumas dicas de segurança viária, a concessionária Eco050, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, na última segunda-feira (14), uma ação educativa na BR-050, em Uberaba. Cerca de 400 usuários foram abordados durante a ação, que aconteceu em frete ao posto da PRF do km 161.

Além de orientações, policiais rodoviários e a equipe operacional da concessionária também distribuíram material informativo para alertar sobre a falta do cinto de segurança, problema que ainda é uma realidade na região. Segundo a PRF de Uberaba, 1.075 condutores foram autuados em 2021 por deixarem de usar o cinto. Além disso, 188 motoristas foram autuados por transportarem passageiros sem o cinto, e outros 59, por transportarem crianças sem o dispositivo de retenção.

“O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros do veículo. Nessas abordagens, sempre orientamos para que o motorista também cheque e obrigue os demais ocupantes a colocaram o cinto, já que é uma responsabilidade que cabe a ele como condutor”, afirma o inspetor Rocha Neto, da PRF em Uberaba.
 
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), deixar de usar o cinto de segurança é infração grave e resulta em multa de R$ 195,23 e perda de pontos na carteira.

Transporte clandestino é perigoso e ilegal

Outro foco da ação estava no alerta sobre os riscos do transporte clandestino de passageiros. O objetivo foi alertar os usuários sobre os perigos trazidos pelos serviços de ônibus irregulares.

“O veículo clandestino não passa por nenhum tipo de vistoria para a viagem, para ter credenciamento e poder circular. Quem usa um ônibus desse está colocando a sua segurança em risco, porque muitas vezes são veículos sem itens obrigatórios, com motoristas sem cursos e CNH específicos. Nós fiscalizamos, mas também pedimos às pessoas para que não usem esse tipo de transporte”, diz Rocha.

Durante as abordagens da ação, os motoristas receberam material informativo com QR Code para vídeos explicativos e lixocar para utilização no veículo. Também foram orientados sobre os serviços da concessionária, como o telefone para emergências na via (0800 940 0700) e os pontos de apoio disponíveis a cada 50 km - equipados com fraldários, sanitários acessíveis, espaço para pausas rápidas e totem de autoatendimento.