Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Eco050 é certificada pela Childhood Brasil no Programa Na Mão Certa

Publicado em 11 de fev de 2021 às 10:00

Ações desenvolvidas pela Eco050 em prol da proteção à infância e adolescência são reconhecidas pelo programa

O Programa Na Mão Certa da Chidhood Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com atuação no Brasil, Suécia, Alemanha e Estados Unidos, reconheceu todos os esforços e ações realizadas pela Eco050 em prol da proteção à infância e adolescência no ano de 2020. 

A Eco050, que administra 436,6 quilômetros da BR-050, entre Delta-MG e Cristalina-GO, foi certificada como uma empresa signatária do Pacto Empresarial contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Mesmo com todos desafios e reflexos da pandemia da Covid-19, a concessionária não deixou de realizar ações em prol da defesa do direitos das crianças e adolescentes. 

Dentre as iniciativas tomadas estiveram a elaboração de material educativo para distribuição em datas de risco, como o Carnaval, a veiculação de matérias no site e revista da empresa, que tem distribuição gratuita ao longo da rodovia, além de campanhas em seus perfis nas redes sociais. Houve também sensibilizações com fornecedores e colaboradores sobre a importância do programa. 

Para este ano, a empresa reforça seu compromisso nessa causa e convoca a todos a se tornarem agentes de proteção de crianças e adolescentes.

Saiba como se tornar um agente de proteção

- Se você SUSPEITAR que uma criança ou adolescente está sendo vítima de violências, denuncie. Os canais são: Disque 100 / Ligue 180 / APP Direitos Humanos BR /site Ouvidoria www.ouvidoria.mdh.gov.br/ Delegacia On-Line;
- Se você PRESENCIAR ou TESTEMUNHAR uma situação de violência contra criança ou adolescente, chame a Polícia Militar pelo 190.
- Se você IDENTIFICAR um caso de violência on-line envolvendo uma criança ou adolescente, denuncie. Os canais são: www.safernet.org.br/ APP Direitos Humanos BR/Delegacia On-Line

Você sabe a diferença de abuso e exploração sexual?

Abuso sexual: acontece quando uma criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de um adulto. É normalmente imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. Pode acontecer dentro ou fora da família e não envolve dinheiro ou gratificação.

Exploração sexual: pressupõe uma relação de mercantilização na qual o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. Crianças ou adolescentes são tratados como objetos sexuais ou mercadorias. Pode estar relacionado a redes criminosas.