Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

Conheça algumas atitudes que você pode tomar para combater as mudanças climáticas

Publicado em 16 de mar de 2020 às 10:00

Você sabia que o planeta tem dez anos para conter aumento global de temperatura em 1,5ºC?

Um ou dois graus a mais na temperatura média do planeta pode não parecer muita coisa para quem olha apenas para os números, mas segundo a comunidade científica, estes valores já são o suficiente para afetar o clima e causar catástrofes pelo mundo. 

Projeções apontam que entre os efeitos negativos mais esperados estão as ondas de calor, alterações nos padrões de chuvas, elevação dos oceanos e a extinção de plantas e animais. Isso para não falar dos impactos diretos que serão causados na vida cotidiana, que incluem desde crises de abastecimento de água, queda na produção de alimentos, migrações em massas, dentre outros. 

É para alertar sobre essa realidade que o Dia Nacional de Conscientização sobre o Aquecimento Global é celebrado neste 16 de março. A data foi instituída em 2011 pelo Governo Federal no intuito de chamar atenção sobre as consequências do aumento da temperatura na Terra e convocar a população a tomar medidas para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE), principalmente o CO2, principal responsável pelo aquecimento.

Países que aderiram ao Acordo de Paris, como o Brasil, têm como meta reduzir a emissão de GEE a partir de 2020 para limitar o aquecimento do Planeta a 1,5°C até o final do século. Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Meteorológica Mundial (OMM), para se alcançar o resultado esperado é necessário diminuir 45% das emissões totais de CO2 até 2030, e 100%, até 2055.

Ainda segundo o IPCC, os esforços se fazem cada vez mais urgentes na medida que os dados comprovam a escalada na temperatura global. Números da OMM mostram que a última década foi a mais quente da história. Apenas em 2019, a temperatura média do planeta esteve até 1,1°C acima do registrado antes do período industrial.

DICAS

E com algumas mudanças de atitude você também pode somar esforços para a diminuição de emissões de GEE no planeta. 

Se for se deslocar por pequenos trechos, por exemplo, deixe o carro na garagem. Vá a pé ou use veículos não poluentes, como bicicletas e patinetes. Se caso precisar percorrer grandes distâncias, opte por caronas ou veículos compartilhados.

Diminuir a quantidade de lixo gerado e fazer o descarte correto também é uma forma de ajudar. Opte por sempre comprar produtos com maior tempo de duração e, em caso de danos, tente conserta-los, ao invés de descarta-los.

Outra maneira de diminuir emissão de gases de efeito estufa se dá por meio da alimentação. Segundo a ONU, é recomendável, por exemplo, que as pessoas adotem uma dieta vegetariana ao menos em um dia da semana. Isto porque na produção de carne se faz necessário grandes quantidades de recursos, como a água, além de serem emitidos GEEs em larga escala.

GRUPO ECORODOVIAS 

Diante da demanda global, o Grupo EcoRodovias age para enfrentar o aquecimento do planeta e tentar balancear suas emissões de GEE. Em 2018, ano com dados mais recentes disponibilizados, um total de 15.233 toneladas de CO2 foram compensadas por meio do Programa Amigos do Clima, utilizando créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto, da ONU, bem como por meio do cancelamento voluntário de créditos de carbono no âmbito do Verified Carbon Standard.
 
ECO050

Quem também adota medidas para compensar emissão de carbono é a Eco050, que desde setembro de 2019 integra o grupo EcoRodovias. A concessionária responsável pelos 436,6 km de extensão da BR-050, em Minas Gerais e Goiás, irá compensar a emissão de CO2por meio de compra de créditos de carbono. A medida vai ao encontro das diretrizes de sustentabilidade do Grupo EcoRodovias e visa colocar a concessionária no hall de empresas neutras em carbono.