Notícias

Nesse canal, você encontra notícias sobre a empresa.

CAMPANHA REFORÇA CUIDADOS E ORIENTAÇÕES AOS CAMINHONEIROS NA BR-050

Publicado em 30 de mar de 2020 às 10:00

O transporte de produtos indispensáveis à população, como alimentos e medicamentos, é uma das poucas atividades econômicas que não foi interrompida em meio às políticas de contenção ao coronavírus. Para garantir que profissionais que atuam no setor logístico desempenhem suas atividades com saúde e segurança, a Eco050 montou dois Postos de Apoio Avançado ao Caminhoneiro, abertos a partir desta semana, das 10h às 16h.

Com foco na orientação e no apoio ao trabalhador do transporte de cargas, a equipe médica da concessionária esclarece dúvidas sobre a transmissão, sintomas e prevenção. Durante a abordagem, são distribuídos kits de higiene (máscara, luva e álcool em gel 70%) e alimentos para caminhoneiros.

A inciativa conta com parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu o espaço físico dos postos de Uberaba-MG (KM 166) e Catalão-GO (KM-286) para o atendimento.

ATENDIMENTOS ESSENCIAIS

Para os motoristas que trafegam ao longo dos 436,6 km de concessão entre Cristalina-MG e Delta-MG, a Eco050 manteve toda oferta de atendimentos médicos, socorros mecânicos e monitoramento de todo o trecho prestado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Os motoristas podem encontrar orientações e suporte sobre o combate ao Covid-19 nos nove postos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Eco050 distribuídos ao longo do trecho. Os SAUs contam com abastecimento de água, banheiro, fraldário, e serviço de informações. 

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo Federal, a concessionária distribuiu álcool gel em todos os postos de trabalho e adotou um rígido protocolo de higienização constante das mãos, limpeza e acondicionamento dos postos de trabalho para mitigar o risco de contaminação pelo coronavírus. Os colaboradores foram treinados e os trabalhos de limpeza e higienização de estruturas, principalmente cabines de pedágio e postos dos SAUs, foram reforçados. 

A OMS passou a recomendar mudanças na hora de se pagar tarifas e compras. Segundo o órgão, sempre que possível, o ideal é que as pessoas evitem usar cédulas e moedas e prefiram o pagamento por aproximação, através de smartphones, cartões e relógios. Além do método por aproximação, é possível agilizar a viagem com as tags usadas em pistas automáticas.

Para casos em que o pagamento ainda precise ser realizado com dinheiro, além de soluções como vasilhas para coletar o pagamento (sem contato físico entre as pessoas), foi disponibilizado álcool em gel e feita a orientação para que a limpeza de mãos seja realizada após todos os atendimentos. Também foram instaladas pias nas cabines para facilitar a lavagem das mãos. 

Foram afastados os profissionais enquadrados no grupo de risco – maiores de 59 anos, gestantes, diabéticos, cardíacos e com problemas respiratórios. E adotado o trabalho remoto para todos os profissionais cujas funções podem ser exercidas à distância.

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES
 
A orientação de motoristas e colaboradores foi intensificada por meio de cartazes informativos afixados nas cabines de pedágio e nos SAUs, além dos painéis de Mensagens Móveis Variáveis (PMVs), que exibem mensagens de apoio e com dicas de prevenção aos motoristas.

Para auxiliar os usuários, a concessionária disponibiliza diariamente no Twitter @Eco050 uma lista de serviços com informações sobre o funcionamento de postos de combustíveis, borracharia, banheiros e hospedagem ao longo do trecho.

BALANÇAS

Na última semana, a Eco050 suspendeu as atividades em todos os Postos de Pesagem Veicular existentes na BR-050 como forma de cumprir determinação do Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Segundo o ministério, o foco principal da medida é evitar maior tempo de retenção na rodovia, garantindo a entrega mais rápida de produtos nas regiões.